terça-feira, 8 de junho de 2010

medidas do maracanã

linha lateral 110m

linha escanteio 75m

meio de campo 55m

pequena área 5,5m

trave 2,5m
Telejornais .
Telejornalismo é a prática profissional do jornalismo aplicada à televisão. São programas que duram entre segundos e horas e divulgam notícias dos mais aliados tipos, utilizando imagens, sons e - geralmente- narraação por um apresentador (chamado de âncora) no jorgão profissional.
Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamnente ou mais frequente, em horários fíxos. As vezes, outros programas podem ser interrompidos por plantões de notícias ( News Flashes) em caso muito importante e urgente.
Um newscast normalmente consiste em uma cobertura de várias notícias e outras informaçãoes, produzida ou localmente por uma emissora, ou por uma rede.

Componentes: Adriane, Humberto, Driele, Henrique, Jade, Mailin
Medidas Oficiais do Maracanã
Linha lateral - 110m
Linha de escanteio - 75m
Meio de campo - 55m
Pequena área - 5,5m
Trave - 2,5m

Componentes: Adriane, Humberto, Drielle,Henrique da Luz, Jade, Mailin

Medidas oficias do Maracanã

CROQUI OFICIAL
MARACANÃ
linha lateral 110m

linha escanteio 75m

meio de campo 55m

pequena área 5,5m

trave 2,5m


autoria:Dálete,Letícia,Júlia,tainã,Leila,Paloma,Lucas,Flávia.



segunda-feira, 7 de junho de 2010

domingo, 6 de junho de 2010

oi professora guem esta falando e marcos paulo. e gue eu gueria lhe falar gue por conta do feriado a metade do grupo não compareceu pra concluir o trabalho e sera gue a senhora poderia nos da uma chance.






Autoria: Dálete,Júlia,Tainan,Leyla,Leticia,Paloma,Flávia e Lucas.







sábado, 5 de junho de 2010

MAQUETE DO MARACANÃ






ICARO DIAS,ICARO LANZA, MATEUS HABIB, RODRIGO GUERRA, ERICK FELIPE.

maquete do maracanã


Icaro Marinho, Icaro Lanza, Mateus Habib, Rodrigo Guerra, Erick Felipe.

Futebol

O futebol é uma arte, que o jogador, artista, pinta com os pés, joelhos, peito e cabeça.
A bola é o pincel disputado por muitos artistas, para expressar na rede, o quadro de muitos gols.
São artes lindas, que os jogadores marcam, com suas acrobacias sincronizadas, no gramado, o palco.
Para alguns, o futebol é um esporte, mas para muitos, é uma inspiração, e para todos, é uma diversão.
Cada marca deixada no grande quadro do artista, o gramado, é um grito de emoção. Muitos artistas fazem gols lindos e perfeitos, outros, são apenas gols, mas isso pouco importa, o que realmente importa é a alegria de estar envolvido nesta arte. A arte de fazer gol, a arte de vencer.

Poluicão do ar em nossa Cidade

Perigo no Ar
Estudo da Fiocruz em parceria com a prefeitura identifica níveis surpreendentes de poluição atmosférica na capital

Por Mariana Rios
O tráfego intenso de automóveis e de ca­minhões de carga que chegam até o Porto de Salvador pode ser a causa da alta concentração de metais pesados na atmosfera na região do Co­mércio. A presença dos poluentes, considerados perigosos, foi identificada em estudo realizado pela prefeitura, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e divulgado ontem à imprensa na Secretaria Municipal de Planeja­mento, Urbanismo e Meio Ambiente (Seplam). A má qualidade do ar de Salvador surpreendeu os pesquisadores - chumbo, cádmio e zinco aparecem em dez pontos da capital, monitora­dos a partir da análise das partículas aderentes às escamas da bromélia Tillandsia usneoides, exposta por 45 dias.

À frente do estudo, iniciado em outubro passado, a bioquímica e farmacêutica Nelzair Vianna apontou não apenas o Comércio como área preocupante. Na Barra, a presença de cádmio causou surpresa. Acredita-se que o metal, que di­vide com o zinco a predominância na região, seja originário de Santo Amaro da Purificação, onde funcionou uma fábrica de pelotização de chum­bo (Cobrac/Plumbum), que expôs por 33 anos a população à exposição de metais pesados, como chumbo, cádmio, cobre e arsênio. Os motivos da origem dos poluentes são suposições e devem ser averiguados. “Os resultados preocupam. Esse estudo vai trazer um primeiro dado para conhecer a situação. Os poderes públicos devem implemen­tar ações que visem a redução dessas emissões. Esperávamos outra situação, mas não se pode esquecer que Salvador possui a terceira frota do país”, explicou Vianna. A frota soteropolitana é estimada em mais de 500 mil veículos.

Ela afirmou que os dados são preliminares e precisam ser corroborados, com outras amostras, em estações diferentes do ano.
No bairro da Pituba, metais como chumbo e cobre foram detectados pelo Departamento de Histologia e Embriologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nas bromélias, vindas do Jardim Botânico do Rio - escolhidas porque apresentam características peculiares, como não ter raízes e ser atmosférica extrema, o que torna a absorção do ar mais eficiente.

Stella Maris foi considerado o bairro menos poluído. O resultado é oriundo da quantificação do metal no particulado, nome técnico atribuído à poeira em suspensão. Foram monitorados a qua­lidade do ar também no Dique do Tororó, Brotas e Beira-Mangue, no subúrbio ferroviário. Os dois primeiros apresentaram presença de metais pesados, mas numa concentração menor do que os outros bairros. Em Beira-Mangue, foi verificada a presença de cobre e manganês.

O superintendente municipal de meio am­biente, Juliano Mattos, explicou que a princípio, a intenção é expandir o sistema para avaliação em todas as estações do ano e também analisar a concentração de gases tóxicos. Ele declarou que a superintendência está em fase de captação de re­cursos, em torno de US$400 mil, para a aquisição de equipamentos e tecnologia já desenvolvidas pela Empresa de Proteção Ambiental Cetrel S.A para o diagnóstico de gases tóxicos.

“Iremos levar os dados do estudo para o Conselho Municipal de Meio Ambiente e com certeza a pesquisa vai impactar na definição das políticas públicas. A matriz da poluição de Sal­vador já sabemos que é a queima de combustível fóssil”, disse Mattos, que aventou a possibilidade de rodízio de veículos, conforme a placa, em bairros como Pituba e Comércio, e a utilização de biocombustível nos ônibus em novas linhas criadas. A partir de maio, novas bromélias serão colocadas nos bairros selecionados e em julho serão analisadas no Rio de Janeiro.

Segundo o pesquisador Marcos André Vannier, da Fundação Oswaldo Cruz - parceira da inicia­tiva com a Vigilância Sanitária do município e a Superintendência de Meio Ambiente (SMA) -, chumbo, cádmio e mercúrio são metais pesados considerados perigosos porque são lipossolúveis (dissolvem-se em gordura e possuem mais facilidade para chegar até as células humanas). “O ideal é que os gestores tomem conhecimento e impeçam a contaminação da população”, afirmou Vannier, destacando que problemas locomotores e neurológicos são desencadeados pelo acúmulo dessas substâncias no corpo.

Para o secretário municipal da saúde, Luís Eugênio Portela, que acompanhou a apresentação, Vianna declarou que é necessário combinar os dados do biomonitoramento com informações epidemiológicas. O próximo passo, disse a pesquisadora, é estudar o efeito do material particulado proveniente da poluição atmosférica sobre a população de Salvador, relacionando, principalmente, com as doenças respiratórias. O programa de pós-graduação de medicina e saúde da Ufba irá analisar as informações.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Vocabulary of English

Área III

Futebol-football
Brasil-Brazil
victorious-vitorioso
game-jogo
fans-torcida
Brazilian-brasileira
champion-campeão
selection-seleção
music-musica
poetry-poesia
hopes-esperanças
win-ganhar
stage-estádio
championship-capeonato
world-mundial
goal-gol
boy-menino
end-final

Autoria:Letícia,Júlia,Dálete,Paloma,Leyla,Flávia,Lucas e Tainan.

Glossary (glossário)

Brazilian Football Team - Seleção Brasileira de Futebol
Football - futebol
Football player - jogador de futebol
Football match - jogo de futebol
Goal - gol
Maracana Stadium - Estadio do Maracanã
Paying fans - torcedores pagantes
Penalty - pênalti
Stadium - estadio
Team - equipe; time
1950 FIFA World Cup - Copa do Mundo da FIFA 1950


Componentes: Vinícius Barbosa, Vinícius Davi, Marcos Paulo, Eduardo, Leonardo Nogueira, André.

glossary

penalty-penalte
goal-gol
footbool-futebol

BRADLEY NASCEU NOS ESTADOS UNIDOS
BOCANEGRA E UM JOGADOR DA SELEÇAO AMERICANA

ICARO DIAS,ICARO GABRIEL,MATEUS,ERICK,RODRIGO